domingo, fevereiro 17, 2008

FOUR O'CLOCK TEA COM PÃO CASEIRO !!
















"PÃO !!"- gritaram eles no final.
Vamos dar a palavra às professoras Maria José Alvarrão e Fátima Policarpo:

"No dia 23 de Janeiro, realizou-se um FOUR O'CLOCK TEA para a turma do Curso de Formação de Serviço de Mesa, inserido na actividade que estávamos a realizar em Inglês...
Pensámos mostrar aos alunos e colegas as diferentes fases da elaboração do pão. As senhoras do refeitório cederam o espaço e o forno, colaboraram nos preparativos e emprestaram o seu bom humor. O professor Valdemar estava presente (claro!) e também a turma ´de 9º ano do professor Inácio.




Tudo começou pelas 9.15 da manhã com todo o pessoal amontoado na cozinha do refeitório.
Depois dos preparativos, os ingredientes começaram a ser misturados e, aquilo que viria a ser o pão, começou a tomar forma.

















As primeiras reacções foram "heu...", já que todos estavam um pouco cépticos em relação ao que iria sair dali..."
Eis a professora Maria José mostrando que é possível fazer pão, " muito fácil ! ", terá ela dito. Às 16 horas, depois do pão ter sido amassado, ter levedado e ter sido cozido, todos os protagonistas da aventura do pão e os comilões que se encontravam por perto reuniram-se para o tal FOUR O'CLOCK TEA à portuguesa, com o tradicional chouriço de Sousel, manteiga, bolo de cenoura oferecido pela Marina e um chá de Menta divinal ! COMERAM TUDO E NÃO DEIXARAM NADA, só a sugestão de repetir a actividade, tal foi o entusiasmo !!




Experimentem fazer isto lá em casa (receita da Profª Maria José):
3 kg de Farinha branca
750 gr de farinha integral
Sementes de Sésamo, sementes de linhaça e sementes de girassol (2 colheres de cada)
Fermento (2 colheres) ou uma carteira de Fermipan
2 colheres de açucar amarelo
8 colheres de sopa de azeite + 2 colheres de sopa de sal e ÁGUA QUENTE quanto baste (q.b.)

Juntam-se os ingredientes secos num alguidar de barro, envolvem-se bem para que fique tudo bem misturado. Em seguida junta-se o azeite e a água aos poucos e vai-se envolvendo com as mãos. Envolve-se tudo muito bem e no final, se ainda estiver húmido, vai-se deitando farinha nas bordas do alguidar até que a massa fique solta do alguidar. Faz-se uma bola e tapa-se com uma toalha até levedar (60 minutos + -). Com as mãos enfarinhadas, em seguida, fazem-se pãezinhos que vão a cozer em forno bem quente (45 a 55 minutos a 180º/200º graus).

BOM APETITE !
fotografias de: PEDRO ROSADO (9ºB)



2 comentários:

Anónimo disse...

Tanto pão nas fotos que ficamos com água na boca......hum...hum....delicioso.

Anónimo disse...

o pao esta com muito bom aspecto e quem o fez e tambem muito bom