terça-feira, fevereiro 05, 2008

AS FOTOGRAFIAS de ROBERT CAPA da GUERRA CIVIL de ESPANHA desaparecidas há 68 anos foram finalmente encontradas!


ROBERT CAPA aqui, na capa do Picture Post em 1938, a sua fotografia está legendada: "O maior fotógrafo de guerra do mundo".
A notícia da recuperação de milhares de fotografias de CAPA tiradas durante a Guerra Civil de Espanha entre 1936 e 39 foi a grande sensação do mês de Janeiro. Passaram 68 anos até a existência destas fotografias ser finalmente confirmada. São cerca de 3000 fotos a preto e branco, em 127 rolos guardados dentro de 3 malas de cartão. As malas foram deixadas em Paris em 1939, quando Capa abandonou a Europa após a invasão da França pelas tropas nazis. Durante décadas os negativos fizeram viagens atribuladas da Europa para a Cidade de México até ao Centro Internacional de Fotografia em Nova Iorque. Robert Capa foi um dos fundadores da Agência Magnum em 1947 (ver os nossos links...), a Magnum foi a primeira Agência cooperativa de fotógrafos independentes. Capa fotografou até ao último momento da sua vida, morreu em 1954 ao pisar uma mina armadilha na Guerra da Indochina. Para todos nós ficam as suas fotografias extraordinárias e o exemplo daquele que dizia: "Se as imagens não estão boas é porque não estás suficientemente próximo".

Fotografia de Robert Capa durante a Guerra Civil de Espanha, 1939 - combatente republicano despede-se da sua família após a mobilização geral.


Fotografia de Robert Capa, Tunisia 1943 - após o desembarque das tropas americanas, num momento de acalmia entre combates, um soldado dá banho a um cãozinho abandonado.



Fotografia de Robert Capa, Sicília, Agosto de 1943 - um velho camponês siciliano mostra a um oficial americano para onde fugiram as tropas alemãs.

1 comentário:

Anónimo disse...

e uma foto muito estranha para estar no saite do clube de fotografia